Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

11
Nov 12

O 18.º congresso do Partido Comunista Chinês está a decorrer e Xi Jinping, o atual vice-presidente, deverá substituir o presidente Hu Jintao na chefia do PCC, iniciando a ascensão ao poder de uma nova geração de líderes. Mas ninguém no mundo sabe e saberá o que se passará na China num futuro próximo. A única coisa que sabemos é que o elefante acordou e ao levantar-se muita loiça vai partir.

O verdadeiro poder na China está no Partido Comunista, com cerca de 82,6 milhões de militantes, enquadrados em 3,3 milhões de organizações e estruturas. O PCC quando se desintegrou a União Soviética, compreendeu que para sobreviver teria de se adaptar aos novos tempos. Foi uma transformação brutal, mas astuta, inspirada no exemplo dos mandarins, os funcionários públicos de alto nível que sustentavam o poder imperial na milenar história chinesa.

Economicamente a China é um colosso mundial principalmente devido às exportações. Por outro lado a agressividade comercial dos seus cidadãos é única. Mas, mais do que tudo, a China planeia a longo prazo. Faz no tempo aquilo que a maioria dos países do ocidente já quase não faz no instante.

O futuro líder chinês é um homem conectado com o mundo e superambicioso. A irmã vive no Canadá, o irmão reside em Hong Kong, a ex-mulher está em Londres, a filha estuda na Universidade de Harvard, nos EUA, e ele visitou mais de 50 países, oficialmente, nos últimos anos.

O gigante asiático converteu-se no principal exportador e importador do planeta, na nação com maiores reservas em nível mundial e está prestes a ultrapassar os EUA como o maior mercado interno global. A nova liderança chinesa deve acelerar algumas dessas mudanças. A grande questão que aqui se coloca é saber se os Estados Unidos irão aproveitar a boleia da economia chinesa, ou vão querer manter a hegemonia económica e militar que os carateriza atualmente. Na minha opinião os EUA tudo farão para se manterem hegemónicos. Se assim for muita loiça se vai partir.

publicado por franciscofonseca às 15:42
sinto-me:

comentário:
Compartilhe seus links no Betolinks.com.

Vantagens todos são liberados no mesmo dia e podem ficar até 48hs ou mais.

Um abraço
Roberto
Roberto a 11 de Novembro de 2012 às 16:47

Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

19
21
22
23

25
26
28
29
30


TIME
Google Analytics

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

10 seguidores

pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO