Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

20
Nov 12

O sistema educativo em Portugal tem sido alvo de muitas reflexões e estudos, mas nenhum governo conseguiu fazer ainda a reforma necessária e urgente. O sistema de ensino tem sofrido alguns remendos, mas ainda muito longe do objetivo norteador principal, isto é, preparar os jovens para o mundo real. O sistema está mal arquitetado, falha por não garantir formação em áreas críticas para o sucesso pessoal, que logicamente induzem posteriormente sucesso coletivo.

A vivência no mundo global atual é carregada de incertezas, as verdades inalteráveis são postas em causa diariamente. Assim disciplinas que incorporem fortes componentes de disciplina, ética, cidadania e justiça são fundamentais para tornar uma sociedade desenvolvida em termos de valores e de coesão cultural.

A sociedade portuguesa apresenta um analfabetismo funcional enorme, que acaba por afetar o processo democrático, principalmente na hora da escolha dos órgãos representativos. Portugal tem um grande défice nesta vertente, muito maior até que o défice económico, que acaba por ser consequência do primeiro. O sistema educativo tem de prevenir esta iliteracia para construirmos uma sociedade mais avançada.

Os nossos jovens têm de ser ensinados a pensar de forma crítica, responsável e ética no seu comportamento diário em todas as áreas sociais. A escola portuguesa tem de revolucionar-se internamente através de um sistema de crenças e valores disciplinadores de responsabilização, com enfoque principal nas atitudes e comportamentos, que melhor sirvam o progresso do país em termos sociais e económicos.

publicado por franciscofonseca às 19:49
sinto-me:

Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

19
21
22
23

25
26
28
29
30


TIME
Google Analytics

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO