Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

02
Dez 12

Vivemos tempos em que as verdades são ao mesmo tempo certezas absolutas e incertezas constantes. Nunca antes se assistiu a tantas questões, seja, a nível político, económico e até mesmo científico. Cada vez mais ouço pessoas, com responsabilidades ao mais alto nível, dizer que as suas opiniões são perfeitas e incontestáveis, que não existem outras hipóteses, que estão seguros dos modelos de sociedade, de economia que constroem, mas todas estas pessoas estão é a ser pouco sábias, são verdadeiros atropelos ao desenvolvimento.

Ser uma pessoa sabia é aceitar as suas próprias imperfeições, saber e aceitar os seus limites, ter dúvidas, aprender com os seus próprios erros. Sabedoria é um adjetivo cada vez menos utilizado para caracterizar governantes, políticos, empresários e administradores. Temos de ultrapassar esta realidade urgentemente, para conseguirmos reverter os últimos anos da nossa vivência.

Temos de apostar em três vetores essências, para o desenvolvimento de qualquer empresa, sociedade ou país. Conhecimento, capacidades e sabedoria. Na comunidade científica estas palavras são mais conhecidas como knowledge, skills e wisdom. Esta tríade, na minha opinião, é a base para lutar e ultrapassar esta crise económica, social e cultural.

Mas esta luta tem de ser transversal a todos os setores da sociedade; governantes, empresários, trabalhadores, chefes de família, escolas, universidades, jovens e velhos. No nosso modelo de sociedade as pessoas mais velhas são aborrecidas, chatas e dispensadas da tomada de decisões. Na Grécia antiga o filósofo Sócrates disse: “ser velho é ter todas as respostas do mundo, mas já ninguém lhe fazer as perguntas”. Hoje ter 40 anos é sinónimo de velhice na juventude e jovem na velhice. O nosso país está a desperdiçar a sabedoria das gerações mais velhas, isso é um enorme desperdício de capital humano e de clarividência das diferentes visões da mundividência.

publicado por franciscofonseca às 12:05
sinto-me:

Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14

16
18
20
21
22

25
26
27
29

31


TIME
Google Analytics

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

10 seguidores

pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO