Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

05
Dez 12

Vivemos num mundo onde reina a ideia de que todos os meios são justificáveis para atingir os fins, mesmo quando esses fins são lesivos para a sociedade em geral. Os resul­ta­dos do Índice de Perceção da Cor­rupção de 2012, agora apresentados, demonstram que a cor­rupção con­tinua a asso­lar as sociedades em todo o mundo.

Normalmente, todos nós somos excelentes professores na ética na terceira pessoa, isto é, dizer aos outros o que devem ou não fazer. O grande problema está na ética na primeira pessoa, ou seja, aquilo que nós devemos fazer. O exercício é muito simples, basta chegar ao fim do dia e refletir se podemos dormir descansados, se fizemos o que deveríamos fazer e se cumprimos as regras que devíamos cumprir. Mas a esmagadora maioria nunca fez este exercício.

A crise por que estamos a passar agrava tendencialmente a corrupção. Mas, começamos a ver alguns sinais contra membros de governos corruptos, onde o abuso de poder, as pressões dos lobbies e as relações secretas são ainda o modus operandi.

O mapa da corrupção mundial mostra que dois terços dos 176 países classificados obtiveram uma pontuação que os coloca como países corruptos. Isto denota, que as instituições públicas, os governos, os órgãos públicos, precisam ser mais transparentes e os seus agentes mais responsáveis.

No topo da classificação estão a Dina­marca, a Fin­lân­dia e a Nova Zelân­dia. Não será por acaso, que estes países têm um ele­vado nível de acesso a sis­temas de infor­mação e a regras claras, que regem o com­por­ta­mento dos agentes em car­gos públicos. No sentido oposto temos o Afe­gan­istão, Cor­eia do Norte e Somália, que con­tin­uam no degrau mais baixo do índice. Por­tu­gal com 63 pontos, ocu­pa a 33ª posição no rank­ing. Em ter­mos de União Europeia, está no 15º lugar, tendo atrás de si Malta, Gré­cia, Itália e países de Leste.

Em termos de lusofonia, Cabo Verde, encontra-se em 39ª posição, com 60 pontos. Já o Brasil situa-se no 69.º lugar, com 43 pontos, e São Tomé e Príncipe figura em 72.º lugar com 42 pontos. Timor-Leste está na 113ª posição da lista com 33 pontos e Moçambique na 123ª com 31 pontos. A Guiné-Bissau figura em 150.º lugar, com 25 pontos, e Angola na 157ª posição, com 22 pontos. Em conclusão, todos estão acima do meio da tabela.

publicado por franciscofonseca às 19:52
sinto-me:

Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14

16
18
20
21
22

25
26
27
29

31


TIME
Google Analytics

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

10 seguidores

pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO