Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

16
Ago 13

Portugal, país com longa tradição marítima, tem também, mais do que nunca, múltiplas razões (políticas, económicas, sociais, científicas) para continuar a considerar o mar como sector prioritário. A proposta portuguesa se vier a ser aprovada pelas Nações Unidas alarga a área sob jurisdição das 200 milhas marítimas, correspondente à atual Zona Económica Exclusiva (ZEE), para as 350 milhas. O que fará com que o país fique com a segunda maior plataforma mundial, a seguir aos Estados Unidos, tão grande como todo o continente europeu.

Assim, de acordo com as normas de direito internacional, Portugal tem direitos soberanos sobre a ZEE e sobre a Plataforma Continental para prospetar e explorar, conservar e gerir todos os recursos naturais vivos e não vivos, do fundo do mar e do seu subsolo, e das águas sobrejacentes, bem como sobre todas as outras atividades que tenham por fim o estudo e a exploração económica da zona.

A somar a isto tudo, o nosso país, ainda tem uma invejável rede hidrográfica com grandes reservas de água doce, as maiores reservas de cobre, tungsténio, lítio e urânio da europa. Temos ainda grandes reservas de ouro, prata, platina e gás natural.

Depois a maioria dos portugueses fala bem inglês, entendem espanhol, são educados e prestáveis, temos muito sol e grandes vinhos, tratamos bem os turistas, mas subestimamos as potencialidades do país e somos demasiado modestos e tímidos.

Mas, o mais grave é que temos falta de gente capaz de reverter os ciclos da crise quase crónica, de acabar com a burocracia que impede o real desenvolvimento do país. Temos falta de gente capaz para governar, que diga aos jovens que somos um país com futuro, que vale a pena investir, que a solução não passa por fugir para outro país. Sentidamente, o nosso país é cada vez mais invejado de todos os pontos de vista, a nível internacional, menos ao nível da governação.

publicado por franciscofonseca às 18:25
sinto-me:

comentário:
Na mucheeee! :)
Rosa Fonseca a 24 de Agosto de 2013 às 12:42

Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23

25
26
27
28
29
31


TIME
Google Analytics

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

10 seguidores

pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO