Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

24
Abr 12

O Sudão e o Sudão do Sul estão em rota de colisão, por causa de questões não resolvidas sobre a partilha das receitas do petróleo e de disputas fronteiriças que continuam, mesmo após a separação do Sul do Norte, em Julho de 2011. A guerra, que durou décadas e matou mais de 2 milhões de pessoas, só terminou com o tratado de paz de 2005, pode voltar a ser uma cruel realidade.

O presidente do Sudão Al-Bashir fará uso da força mais uma vez para controlar as fronteiras e o petróleo do campo de Heglig, que foi tomado pelas forças do Sudão do Sul, alegando que é seu território. Penso que Heglig não é o fim, mas será o começo para uma grande demonstração de força, pois o exército do Sudão é muito mais desenvolvido e melhor preparado, do que os antigos guerrilheiros que agora formam as forças militares do Sudão do Sul.

Salva Kiir, o presidente do Sudão do Sul, declarou na China que os ataques lançados por Cartum representam uma declaração de guerra aos sul-sudaneses. O presidente chinês Hu Jintao está preocupado aumento da tensão na região, pois a China é uma grande investidora dos dois países e pediu para que os dois parem com o conflito e retornem à calma.

Penso que a comunidade internacional, nomeadamente as Nações Unidas, terão de agir urgentemente e exercer uma forte pressão sobre os dois governos, caso contrário será impossível de evitar que estes países sejam arrastados de volta para a guerra, que só vai levar a um lugar: mais sofrimento, mais refugiados, mais mortes e níveis de pobreza extremos e degradantes.

publicado por franciscofonseca às 16:16
sinto-me:

Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
26
28



TIME
Google Analytics

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

10 seguidores

pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO