Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

24
Abr 12

O Sudão e o Sudão do Sul estão em rota de colisão, por causa de questões não resolvidas sobre a partilha das receitas do petróleo e de disputas fronteiriças que continuam, mesmo após a separação do Sul do Norte, em Julho de 2011. A guerra, que durou décadas e matou mais de 2 milhões de pessoas, só terminou com o tratado de paz de 2005, pode voltar a ser uma cruel realidade.

O presidente do Sudão Al-Bashir fará uso da força mais uma vez para controlar as fronteiras e o petróleo do campo de Heglig, que foi tomado pelas forças do Sudão do Sul, alegando que é seu território. Penso que Heglig não é o fim, mas será o começo para uma grande demonstração de força, pois o exército do Sudão é muito mais desenvolvido e melhor preparado, do que os antigos guerrilheiros que agora formam as forças militares do Sudão do Sul.

Salva Kiir, o presidente do Sudão do Sul, declarou na China que os ataques lançados por Cartum representam uma declaração de guerra aos sul-sudaneses. O presidente chinês Hu Jintao está preocupado aumento da tensão na região, pois a China é uma grande investidora dos dois países e pediu para que os dois parem com o conflito e retornem à calma.

Penso que a comunidade internacional, nomeadamente as Nações Unidas, terão de agir urgentemente e exercer uma forte pressão sobre os dois governos, caso contrário será impossível de evitar que estes países sejam arrastados de volta para a guerra, que só vai levar a um lugar: mais sofrimento, mais refugiados, mais mortes e níveis de pobreza extremos e degradantes.

publicado por franciscofonseca às 16:16
sinto-me:

Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
26
28



TIME
Google Analytics

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO