Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

30
Abr 12

Os mercados cada vez mais se entranham na vida pública e pessoal. O preço que estamos a pagar atualmente deriva de vivermos numa sociedade em que tudo se pode comprar e vender. Os mercados criaram a ideia consumista da liberdade, ou seja, a nossa maior liberdade reside naquilo que consumimos. Entramos num caminho em que o mundo, a vida social e as relações pessoais, são dominados por formas de pensamento económico.

A ganância e a ambição desmedida tiveram uma enorme influência na crise financeira, mas pior que isso foi a mudança que teve lugar ao longo das últimas três décadas, que passou pela impregnação dos mercados e dos seus valores, nas esferas da vida tradicionalmente governadas por normas não mercantilistas.

Muitas têm sido as utilizações do mercado, que passam por alocar a saúde, a educação, a segurança pública, a segurança nacional, a justiça criminal, a proteção ambiental, a recriação, a procriação, e outros bens sociais que eram, para a esmagadora maioria e nos últimos 30 anos, completamente desconhecidas. Hoje, a nossa sociedade dá isto como algo absolutamente garantido.

O triunfalismo do mercado fez com que uma economia de mercado desse lugar a uma sociedade de mercado. A economia de mercado é uma ferramenta muito valiosa e eficaz, para a organização da atividade produtiva de qualquer sociedade. Mas, uma sociedade de mercado é uma forma de vida na qual os valores de mercado se infiltram em todas as esferas do ambiente humano, isto é, é um mercado no qual as relações sociais são feitas à imagem desse mesmo mercado. O problema é que a grande esmagadora maioria das pessoas, não estão conscientes do preço que estamos a pagar, para viver numa sociedade em que tudo está à venda.

publicado por franciscofonseca às 18:32
sinto-me:

Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
26
28



TIME
Google Analytics

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO