Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

28
Jul 12

O homem é um animal de costumes. Todos nós temos maus hábitos, de que gostaríamos livra-nos deles. Muitas das nossas atividades diárias não são respostas a decisões deliberadas, mas a ações inconscientes, ou seja, hábitos. Desde o de preparar o pequeno-almoço, o de seguir sempre pelo mesmo caminho para o trabalho, todo dia levamos a cabo um sem-número de ações como atos inconscientes.

Quando executamos um hábito, pensamos menos. A nossa atividade neurológica reduz-se até quase de apagar. Apesar de não estarmos condenados a realizar essas ações habituais perpetuamente, elas não podem ser eliminadas, mas podem ser substituídas por outras, que aumentem a nossa produtividade e bem-estar.

Normalmente os hábitos são constituídos por um gatilho, uma rotina e uma recompensa. O gatilho dá a ordem para o cérebro passar ao modo automático e indica que hábito precisará lançar mão em cada situação. A rotina é o comportamento em si, que pode ser físico, mental ou emocional. Finalmente, a recompensa ensina ao cérebro se vale a pena guardar um hábito particular para execução futura. Com o tempo, o circuito gatilho-rotina-recompensa-gatilho-rotina-recompensa torna-se mecânico.

Se quer eliminar maus hábitos, o segredo é modificar um componente do circuito de cada vez. Para mudar uma rotina, é preciso manter o velho gatilho e substituir o comportamento por algo cujo prêmio seja também uma velha recompensa. Depois de algum tempo, o nosso cérebro se antecipará à recompensa e emitirá um impulso que fará com que adquiramos um novo hábito. É precisamente aqui que a maioria dos gestores, governantes, juízes, entre muitos outros, erra no decorrer da tomada de decisões, pois habituam-se a tomar más decisões e não conseguem mudar os seus hábitos.

publicado por franciscofonseca às 11:37
sinto-me:

Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
18
20

22
23
25
26
27

29
30


TIME
Google Analytics

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

10 seguidores

pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO