Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

08
Ago 12

Portugal nos últimos 20 anos arruinou a sua agricultura com as sucessivas reformas da Política Agrícola Comum, perdendo a cultura de território, que demorámos centenas de anos a adquirir. Hoje, vimos as nossas reservas estratégicas reduzidas a números assustadores, devido ao gradual abandono da agricultura. A agricultura tem de passar a ser vista como uma questão de segurança nacional.

Segundo o número avançado recentemente pela ONU, em 2015 mais de 69% da população portuguesa viverá nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Esta concentração já era preocupante em 2001, pois 42% da população vivia nestas áreas urbanas. Esta realidade promove o aumento do custo de vida, dos problemas de mobilidade e das condições de vida precária, a nível social mas também ambiental.

Por outro lado, Portugal assumiu uma vocação florestal que foi importante para a economia a curto prazo, mas devastadora para o território a médio e longo prazo, como têm demonstrado os últimos anos, em que vimos boa parte do território nacional a arder e os solos, já de si pobres, a empobrecerem ainda mais.

É urgente que os mais jovens migrem para o campo com uma renovada cultura de território, e visão de longo prazo. São necessárias políticas que promovam um regresso sustentável à ruralidade, que combate o desemprego, estimula o desenvolvimento económico e gera poupanças na economia familiar.

Este nicho da economia que é vital ao desenvolvimento do país deve privilegiar de forma sistemática, a aquisição de produtos portugueses, adquirindo-os a pequenos produtores e gerando riqueza no país, consolidando postos de trabalho nacionais. É importante o regresso à agricultura através dos neo-rurais e que voltem a ter uma grande cultura de território, uma visão a longo prazo, centrada na importância da agricultura para o seu país e para o seu legado. Eu já sou um neo-rural.

publicado por franciscofonseca às 19:10
sinto-me:

Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
16
18

19
21
22
23
24
25

27
28
30
31


TIME
Google Analytics

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

10 seguidores

pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
VISITANTES
blogs SAPO