Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

23
Dez 08

O Bacalhau chegou ao Chad, através da Euroatlantic, companhia Portuguesa, que veio para estas paragens com a missão de retirar os peregrinos de Meca.

Mas é sempre bom falar de Natal e, que bom seria se fosse Natal todos os dias por esse mundo fora, mas no verdadeiro sentido e espírito da palavra.

O Natal significa o nascimento de Cristo, que se revive numa celebração próxima da meia-noite, pela convicção de que o nascimento terá ocorrido por essa hora.

A escolha do dia 25 prende-se com uma convenção da Igreja, uma vez que não é possível determinar a data precisa do nascimento de Cristo. O dia 25 era considerado pelos pagãos como o dia do Sol (coincide com o solstício de Inverno). Para os católicos Deus é a luz do mundo, daí a associação a este dia.

Celebrada à meia-noite, a missa do galo, «in galli cantu», passou a ser a primeira missa que reúne os aspectos históricos e humanos do nascimento de Cristo.

A expressão “Missa do Galo” é específica dos países latinos e deriva da lenda ancestral que aponta ter sido a única vez que um galo cantou.

Nos primeiros séculos, as vigílias festivas eram dias de jejum. Os fiéis reuniam-se na Igreja e passavam a noite a rezar e a cantar.

O jejum da vigília conduzia ao desprendimento e contemplação do mistério religioso. Quando se aboliu o jejum, o povo continuou a chamar consoada à ceia de Natal, embora fosse mais abundante.

Como era costume comer peixe, esta tradição continuou. O termo “consoada” ( do Lat.  cum + sub-unare, reunir), que significa pequena refeição, surgiu no Séc. XVII, mas só se divulgou quando a classe mais rica começou a realizar uma pequena refeição após a missa da vigília do Natal.

Nas últimas décadas do séc. XIX e primeiras do séc. XX, a pobreza no meio rural era muito grande, e para boa parte da população era uma noite igual às outras.

Assim, desejo a todos o melhor repasto, na companhia de quem mais gostarem e, forem mais felizes, boa consoada.

publicado por franciscofonseca às 10:15
sinto-me:

Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

16
18
20

21

30


Google Analytics

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

12 seguidores

pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
blogs SAPO