Copyright Info / Info Adicional
Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!
Hoje quero deixar mais um alerta, mais um negócio que rende milhões e continua em plena expansão e prosperidade, nos tempos de crise que vivemos. De acordo com o I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, este fenómeno é hoje em dia, uma realidade com um impacto económico comparável com o tráfico de armas e de droga.
Abrange toda uma diversidade de problemas e realidades como a migração, o crime organizado, a exploração sexual e laboral, as assimetrias endémicas entre os países mais desenvolvidos e os mais carenciados, questões de género, direitos humanos, quebra de suportes familiares e comunitários, entre outros.
A complexidade em mover grandes grupos de pessoas para vários países requer uma organização e sofisticação que só está ao alcance dos grupos do crime organizado. Nos actores do tráfico internacional de seres humanos na União europeia incluem-se os italianos, albaneses e máfia turca, sérvios e croatas ligados ao mundo do crime internacional e gangs Nigerianos.
Tendo estabelecido uma rede intercontinental efectiva de cooperação, estas organizações criminais sabem contornar os líderes europeus sempre que são investigados. O tráfico de seres humanos subiu verticalmente nos anos noventa e continua em crescendo.
A Interpol relata 17 biliões de dólares e 25 milhões de vítimas, sendo um milhão de mulheres e crianças, vítimas de exploração sexual todos os anos. Em todo o mundo, entre 25 e 27 milhões de seres humanos são vítimas de escravidão.
E poderia ficar aqui a elencar outros números, mas fico-me por aqui, pois estes já bastam para nos fazer reflectir, no facto de em pleno Século XXI a Humanidade continuar com problemas graves, sem ainda ter uma solução à vista.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.