Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Angola muito rica, angolanos muito pobres

por franciscofonseca, em 05.03.11

Angola, após 9 anos de ter terminado a guerra civil, tornou-se num dos países mais ricos da África subsaariana. Produz 1,9 milhões de barris de petróleo por dia, é o quinto maior produtor de diamantes do mundo e o seu potencial de desenvolvimento agrícola é enormíssimo.

Mas, a realidade é que Angola é um país com um dos maiores níveis de desigualdade do mundo. A maior parte da riqueza gerada vai para os bolsos de uma elite que, vive em condomínios privados situados em enclaves bem murados. Os novos arranha-céus de Luanda que, ladeiam um porto recheado de lustrosos barcos de recreio, onde podemos facilmente encontrar um iate Ferreti, no valor de 5,5 milhões de dólares.

Os bairros pobres “musseques” estão a ser deslocados para áreas periféricas da capital, sem que seja atribuída qualquer compensação aos seus habitantes, apenas umas chapas de latão para que possam construir outra barraca noutro local. As elites apoderam-se desses locais perto das praias de areia branca. Só 9% dos cinco milhões que vivem em Luanda tem água potável, apenas metade da população tem virtualmente acesso a cuidados de saúde e Angola tem as taxas mais altas de mortalidade infantil do mundo.

A dotação orçamental do governo roda os 40 mil milhões de dólares, um valor superior ao de muitos países europeus. O problema é que não existem funcionários especializados, sendo o governo constituído, em grande parte por antigos guerrilheiros que gastam elevadíssimas somas em clubes nocturnos, apenas por que isso parece bem.

Os angolanos sabem que o património do Estado tem sido delapidado por altos dignitários da nação. Praticamente em qualquer esquina, há alguém com ligações ao aparelho do Estado que, se tenta apropriar do seu quinhão. José Eduardo dos Santos, presidente há 31 anos, parece ter ficado satisfeito apenas com o facto de estes lhe terem assegurado a sua lealdade. A sua própria família tem interesses em várias empresas. Os mais pobres que, constituem a maioria poucos benefícios retirarão da riqueza gerada no seu país. E não constitui surpresa o surgimento de focos de revolta.

No entanto, na minha opinião, para que a mudança ocorra verdadeiramente, o país vai ter de esperar pela emergência de uma nova geração de líderes, livre de medos antigos e preparada para desafiar o poder instalado.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:12


12 comentários

Sem imagem de perfil

De marcello@wln.com.br a 09.03.2011 às 16:14

Produção e exportação de barris de petróleo, diamantes e potencial agrícola.
São estas as causas da riqueza de Angola, mas entendo que sejam também a causa de sua pobreza.
Petróleo e diamentes são uma atividade comercialmente extremamente cara, são grande fonte de renda ao Estado. Aos trabalhadores, resta exigir que paguem melhores salários.
A atividade agrícola comrecial depende de grandes propriedades e da monocultura para ser economicamente viável. A pequena propriedade somente presta à subsistência.
Com o dinheiro do petróleo e dos diamantes, cabe a ogoverno angolano investir em infra-estrutura, criando condições para que a industria e o comercio interno desenvolvam-se. Assim ocorrerá a geração de empregos, a exigência do mercado por trabalhadores mais bem qualificados e, por consequencia, melhor remunerados.
Um efeito em cascata ocorre nessa corrente econômica, aliada a melhoria da educação, saúde, transportes, segurança pública e defesa nacional.
É muito dificil tirar uma população inteira da pobreza. Tratar-se-á de um plano para décadas, talvez gerações.
Bom, não sou especialista no assunto e nem conheço Angola a ponto de promulgar um juízo, mas não a vejo diferentemente do Brasil...
Imagem de perfil

De franciscofonseca a 09.03.2011 às 17:54

Olá Marcello
Obrigado pelo seu comentário. Concordo em parte com o seu ponto de vista. Eu conheço bem Angola, pois já lá estive várias vezes a trabalho. Das vezes que estive no Brasil, penso que a realidade é bem diferente. O desenvolvimento e o crescimento económico brasileiro é muito mais sustentado e virado para a criação de infra-estruturas, do que no caso angolano.
Sem imagem de perfil

De Ródrio a 13.03.2011 às 02:56

É o grande mal do capitalismo. Marx ja dizia "Enquanto houver exploração capitalista, jamais haverá igualdade social". Karl disse isso ao explicar a expressão "Mais Valia" que segundo ele, nada mais é do que a diferença entre o que a força de trabaho vale no mercado e o maior valor que essa força é capaz de agregar.

Abraços
Imagem de perfil

De franciscofonseca a 15.03.2011 às 20:13

Olá Ródrio
Obrigado pelo teu comentário.
Sem imagem de perfil

De cesar a 15.03.2011 às 23:17

http://www.midiasemmascara.org/artigos/economia/7668-luanda-e-um-luxo-para-poucos.html

igualmente indignado, embora um pouco mais incisivo em sua crítica, o autor do texto que trago tece ainda mais algumas considerações a respeito das causas da pobreza no país, como destaco no trecho a seguir:

"O estado angolano exerce o monopólio da actividade económica e decide quem poderá desfrutar das benesses do sector petrolífero. O mercado, lá, não existe. Na lista de 141 países do Índice de Liberdade Económica do Fraser Institute, Angola aparece na penúltima posição. Notável."

as causas da miséria, afinal, não são a ganância empresária ou a selvageria do capital, mas a falta de liberdade e o efeito devastador do Estado na economia. Como dizia Reagan, o Estado não é a solução, mas o problema. O patrimônio que a elite autocrática parasita não é do Estado, mas do povo angolano, que não deveria estar restringida pelo dirismo do monopólio estatal
Imagem de perfil

De franciscofonseca a 16.03.2011 às 12:39

Olá Cesar
Obrigado pelo teu comentário. Essa é sem dúvida, infelizmente para os angolanos, a realidade que se vive em Angola.
Sem imagem de perfil

De Joao Chitali a 11.06.2011 às 00:11

Eu concordo com o que vove estas a dizer mais causa principal de pobreza e que O camarada recente Presidente de Angola Jose Eduardo dos Santos numa discurso continuar accusar os colonialistas bem dizer portugal assuntos relacionados com popreza e outros dificuldades que em frenta angola ele propro nos trouse essas pragas. Jose Eduardo dos santos e um gatono ja mais conhecido como um presidente mais corrupto no mundo ele nos robou a mais de 20 billions e nos deixou e alta pobreza que estas agora em angola 2011. Ele continua contar estorias de colonial em quanto o roubo que ele fez e de mais recente e esta fujir este casso sinceramente. Eu ja mandei o radio nacional de angola para passar fazer anuncios sobre tudo pesquisar onde ele guardou o dinheiro. Ele respondeu o Angop diz se um homem pensa robei pode vir mi dizer onde guardei o dinheiro em que banco. Este questao esta nos preocuppar tanto. mais esclareco Portugal nao pode ter culpacao e mando calar o gatono Jose Eduardo dos Santos e digo novamente cala boca e vai te embora em Sao Tome e Principe caralho seu maluco Presidente. Nao pode se candidatar pra as proximos eleicoes de 2012
Falado mais de outras, situacaoes o Presidente nao pode viajar fora de angola por que ele tem muitas maakas problemas de furto e nao esclareceu onde esta o dinheiro que voce robou. Eu ja mandei OPERACAO NO FLY ZONE. O trabalho dele foi avaliado ele apenas fez muitos filhos e filhas nas ruas de Angola promover mais putarias e prostituicao.Nem a primeira mulher era uma mulher mulher de um senhor que trabalhava na FAPA mais e levou. Dis de ano 1979 quando ele foi responsabilizado o escritorio presidencial de angola voce consigui de nos roubar tanto e nos deixou em pobreza continuas accusar Portugal sobre a pobreza de Angola. Ele esta maluco. Tambem ja nao queremos dele.
Sai da qui e vai embora seu gatono. Ja roubaste de mais em Angola. Cometeste muinto. Voce ja tinhas mi posto numa cadeia presidencial no palacio em Luanda ano 2001 no guarda corpo como teu filho durante 30 dias mais nao sou teu filho voce quiría mi matar. Voce utilizou a sua irma Dona Marta que vivia na Vila do Gamek pra fazer esta operacao.
Mais outros cassos ja esclareci no meu site sobre voce: www.cassidyjohns.webs.com, www.cassidyjohns.wordpress.com e www.dossantosaway.blogspot.com
Eu tinha esquecido deste casso mais quando a sua filha a Zairenca Langa que vinha do Congo eu estive na republica de Zimbabwe onde estive fazer uma formacao segundo ano em Engenharia Mecanica em Bulawayo tambem foi chamado para ser entrevistado novamente a cerca de ser teu filho e nao estou a consiguir vortar pra Zimbabwe ja perdi este ano todo.
Eu ja mandei chamar policia nacional de Angola para resolver este casso e mandei tambem a compartipacao de Forcas Americanos e CIA como sou um deles mais angolano.
Favor rever este quistao e nao mi dizer estou maluco e voce que esta me chatear. Se nao resolver bem vou fazer a guerra que voce gosta pra nos roubar a nossa recheza novamente de Angola.
Obrigado esquese de cassos antiga colonial Portugal nao tem culpa e voce que nos meteu pobreza. Podes mi ligar ainda agora.
Cassidy Joao Chitali.
Luanda, Angola.
Telemovel: 00244937705925.
Sem imagem de perfil

De xavier jorge monteiro a 22.09.2011 às 23:45

TENHO MUITA PENA DO AUTOR DESTE TEXTO, POR TRÉS MOTIVOS:
1º- - TENHO PENA DELE PORQUE ESTÁ TOTALMENTE DIVORCIADO DA REALIDADE ANGOLANA.
2º- TENHO PENA DELE POR SER APENAS MAIS UM POBRE DE ESPÍRITO QUE PRETENDE AJUDAR O IMPERIALISMO INTERNACIONAL A PROVOCAR O CAOS EM ANGOLA.
3º-- TENHO PENA DELE PORQUE A SUA OPINIÃO CONSTITUI UM FACTO QUE AFECTA NEGATIVAMENTE OS ANGOLANOS

QUALQUER ANGOLANO QUE SE PRESE EM CONTRIBUIR PARA CONSTRUIR UMA ANGOLA MELHOR, DEVE ANTES DE TUDO SABER QUE NÓS ANGOLANOS JÁ SOFREMOS MUITO COM GUERRAS.
TEMOS NOÇÃO DE QUE O NOSSO GOVERNO NÃO É PERFEITO. (QUAL É O GOVERNO PERFEITO?)

FAÇO SABER QUE ANGOLA É UM PAÍS ALTAMENTE CUBIÇADO PELAS SUAS CARACTERISTICAS NATURAIS: MUITO PETRÓLEO, MUITO DIAMANTE, MUITOS RIOS, MUITO PEIXE, MUITO CAFÉ, MUITA MADEIRA, MUITO TURISMO, E ACIMA DE TUDO MUITA BELEZA CONFIRMADA PELA LEILA LOPES A MULHER MAIS BONITA DO MUNDO. É VEDADE. É ANGOLANA.

COM ESTAS RIQUESAS TODAS QUE TEMOS QUE EXPLOAR, COMO TER TEMPO PARA PENSAR EM GUERRA CIVIL?

FAÇO SABER QUE NÓS ANGOLANOS VIVEMOS QUINHENTOS (500) ANOS DE COLONIALISMO PORTUGUÊS. DEPOIS VIVEMOS QUATORZE ANOS NA 1ª GUERRA DE LIBETAÇÃO NACIONAL, ONDE DERROTAMOS OS COLONIALISTAS E PROCLAMAMOS A INDEPENDÊNCIA NACIONAL AOS 11/11/1975.
DEPOIS DA INDEPENDÊNCIA, E POR HAVERE ANGOLANOS COM PENSAMENTOS COMO OS DO AUTOR DO TEXTO, VIVEMOS MAIS VINTE E SETE ANOS DE GUERRA, QUE PROVOCOU ÊXODO POPULACIONAL, REFUGIADOS, DESLOCADDOS, MISÉRIA, FOME, POBREZA ESTREMA POBREZA E MUITA DESTRUIÇÃO DE INFRAESTRUTURAS E TAMBÉM TODA DESTRUIÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL DO PAÍS.
FINALMENTE EM 1992 CONSEGUIMOS CONQUISTAR A PAZ. PORTANTO ESTAMOS A SABOREAR PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA OS BENEFÍCIOS DA PAZ.
EM NOVE ANOS DE PAZ JÁ CONSEGUUIMOS RESTAURAR A VIDA DOS ANGOLANOS. É VERDADE. JÁ EXISTE UMA ESPERANÇA DE VIDA PARA TODOS ANGOLANOS, CADA UM A SEU NÍVEL.

FAÇO SABER QUE A EUROPA PRECISOU CERCA DE QUARENTA ANOS PARA SE RECUPERAR DOS EFEITOS DA 2ª- GUERRA MUNDIAL E FOI PRECISO UM PLANO MARSHAL.
NÓS EM ANGOLA EM NOVE ANOS JÁ ESTAMOS TOTALMENTA RECUPERADOS DOS EFEITOS DA GUERRA E ESTAMOS A CRESCER ECONÓMICAMENTE A UMA VELOCIDADE RECORD.
CONVIDO O AUTOR DO TEXTO A CONSULTAR DADOS DO FMI PARA ACOMPANHAR O CRESCIMENTO ECONÓMICO NO MUNDO EM GERAL E O DE ANGOLA EM PARTICULAR.
PORTANTO QUERO DESDE JÁ ALERTAR OS ANGOLANOS A TERMOS CUIDADO COM AQUELES INIMIGOS DE ANGOLA QUE NOS QUEREM IMPLANTAR O PÂNICO, A DESORDEM E A GUERRA CIVIL.
TENHO NOÇÃO QUE O MEU GOVERNO A SEMELHANÇA DE QUALQUER GOVERNO NO MUNDO, TEM OS SEUS ASPECTOS NEGATIVOS E OS SEUS ASPECTOS POSITIVOS.
OS ASPECTOS POSITIVOS SÃO MAIS IMPORTANTES PORQUE NOS GARANTEM UMA ESPERANÇA NO FUTURO, SENÃO VEJAMOS:
JÁ IMPLANTAMOS A DEMOCRÁCIA MULTIPARTIDÁRIA, JÁ TEMOS UMA CONSTITUIÇÃO GENUINAMENTE ANGOLANA, DENTRO DO GOVERNO ESTÃO ELEMENTOS DE VÁRIOS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO, JÁ REALIZAMOS ELEIÇÕES LIVRES E JUSTAS A LUZ DA ONU E DA COMUNIDADE INTERNACIONAL, JÁ CONSTRUÍMOS PONTES, ESTRADAS, HABITAÇÕES, AREOPORTOS, JÁ RESGATAMOS A HONRA E DINIDADE DOS ANGOLANOS NO MUNDO, JÁ MOSTRAMOS QUE SÓ QUEREMOS A PAZ, A HARMONIA E A CONCÓRDIA ENTRE OS AGOLANOS.
DIZER QUE OS NOSSOS DIRIGENTES GASTAM MILHÕES DE DOLARES EM DISCOTECAS, É REALMENTE UM ARGUMENTO MUITO VAGO SEM QUALQUER AUTENTICIDADE, CUJO PANO DE FUNDO É INSTIGAR OS ANGOLANOS A GUERRA CIVIL.
MAS ISSO NÃO VAI ACONTECER PORQUE OS ANGOLANOSSABEM O QUE QUEREM. AQUELES QUE SE VENDEREM AOS INIMIGOS DE ANGOLA

AS MUDANÇAS VÃO OCORRER INDISCUTIVELMENTE. MAS SERÃO AS URNAS A DITAR AS MUDANÇAS E NUNCA O PODER DAS RUAS ALIMENTADO, FINANCIADO, APOIADO E ARMADO PELOS INIMIGOS DE ANGOLA.


TERMINO ESTE MEU COMENTÁRIO FAZENDO UM APELO A TODOS MEUS IRMÃOS ANGOLANOS:
MEUS IRMÃOS, TEMOS QUE NOS UNIR E DEFENDER OS NOSSOS IDEAIS, DEFENDER A NOSSA CULTURA, DEFENDER AS NOSSAS RIQUESAS, DEFENDER A NOSSA TERRA. O GOVERNO SOMOS NÓS TODOS. UNS HOJE OUTROS AMANHÃ. VAMOS NOS ORGANIZAR E REALIZAR MUDANÇAS A LUZ DO PLEITO ELEITORAL, VAMOS ESTUDAR PARA CRIAR EM ANGOLA UMA CLASSE POLITICA FORTE E ESCLARECIDA

A BIBLIA DIZ QUE HÁ TEMPO PARA TUDO.
O NOSSO TEMPO DE GUERRA JÁ PASSOU. AGORA É TEMPO DE PAZ
NÃO VALE A PENA CONTRARIAR A RODA DA HISTÓRIA. SENÃO SERÁS VITIMA DA TUA TEIMOSIA.
RECEBE UM ABRAÇO DESTE TEU COMPATRIOTA E AMIGO XAVIER JORGE MONTEIRO

VIVA ANGOLA.


Sem imagem de perfil

De Fabio Cesar a 24.12.2012 às 13:25

querido amigo,naõ concordo com todos os teus comentario,sou do Brasil,e aqui temos naõ tem moleza para corruptos,tem picaretas mas por pouco tempo.
tambem esta colocasaõ biblica dos tempo naõ encachou legal.pois devemos lembrar que o profeta Samuel denunciou o REI DAVI p/todos sobre o adulterio acredito q o amigo conhece bem a istoria!!
E claro que basta a violencia ma naõ devemos tampar o sol com a peneira.dizendo que isto é normal sobre o comentario do amigo que todo os governo é igual ou seja isto é normal O amigo ja leu SALMO 1???
amigo,DEUS ILUMINE TODOS IRMAÕ DA ANGOLA,EM NOME DE JESUS!!!
Sem imagem de perfil

De Zapata 3 Dígitos a 22.02.2013 às 23:40

É DEMENTE QUEM VIVE OU CONHECE ANGOLA E DIZ QUE ESTÁ TUDO BEM POR AQUI!!
E É PRECISO SER IGNORANTE, FALSO E TOLO DEMAIS PARA AFIRMAR ISSO.

Sem imagem de perfil

De Advogado Do Povo a 20.04.2013 às 08:28

A revolta se aproxima em cada novo dia
Sem imagem de perfil

De Angie a 12.10.2013 às 21:34

Boa noite
estou a ler alguns textos sobre Angola
e desejo felicidades a esse pais e aos angolanos
o meu pai trabalhou lá nos anos 60 antes do inicio da guerra
ele só me falava como as cidades eram belas, e como a paisagem também tinha grande beleza e riqueza natural
espero que mantenham as características das cidades sem destruição das zonas históricas que lhes dão charme, às vezes destroiem por pensar que isso apaga a memoria do tempo de colónia, penso que fizeram isso no Brasil, depois apercebem-se que os altos edifícios não têm o charme dos edifícios antigos que deveriam ser preservados
em Portugal também destruíram muitos pensando que era "moderno" mas isso trouxe mais pobreza cultural onde aconteceu
Pena que se acuse Portugal quando os portugueses aí construíram tão bonitas cidades e monumentos
muitos abraços para Angola

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D