Blog de crítica e opiniões sobre as políticas que afetam negativamente a humanidade. O Homem na atualidade necessita urgentemente de arrepiar caminho, em busca de um novo Mundo!

14
Mar 11

Esta é a lei de ferro da história. Até hoje, não houve nenhum grande império, potência que, não tivesse sucumbido. As tendências geopolíticas e geoeconómicas globais estão em transformação. A crise actual é apenas um factor acelerador dessa mudança estratégica global. Tenho lido muitas opiniões, sobre o projecto europeu, quase todas elas, com vaticínios de condenação ao falhanço. Na minha opinião, o projecto europeu tem é sido mal conduzido, por políticos incapazes, de antecipar os problemas e percepcionar as grandes oportunidades para a Europa.

A União Europeia poderá vir a ser uma nova potência, pois tem uma moeda nova, é um projecto novo, e não uma manta de retalhos, como muitos a apelidam. Esta crise tem muito de propaganda contaminada, principalmente para desviar a atenção dos graves problemas do Reino Unido e dos Estados Unidos. Os EUA estão em declínio irreversível, segundo análises económicas, financeiras, do sistema social e de ensino, pelo que deverá ser muito difícil, deslumbrar um cenário de regresso à hegemonia.

O Conselho Europeu que decorreu em Bruxelas, que teve lugar na semana passada, onde foram discutidos os mecanismos de estabilidade financeira, para a zona euro e a situação na Líbia, discutiu apenas medidas reactivas para a crise. Parece-me que a única saída, para a crise tem de passar pela criação de um novo sistema monetário internacional, com base nas principais moedas mundiais, caso contrário a crise continuará e com contornos cada vez mais nefastos.

A EU tem de urgentemente fortalecer as suas relações com os países chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), promover a realização de uma cimeira, para além disso, reinventar novos métodos e instrumentos que permitam gerir, de forma pacífica, um Mundo multipolar. Isto implica também uma reengenharia sociopolítica, em todos os países que integram a União Europeia.

publicado por franciscofonseca às 14:52
sinto-me:

5 comentários:
Não poderia concordar mais contigo. Um dos grandes impérios da história da Humanidade foi o Romano, e se analisarmos bem a história, sucumbiu-se pela vastidão do seu território, falta de controle da moeda e a dispersão do império. Os Estados Unidos no momento actual estão em recessão e tem visto o crescimento de outros países. Temos de nos lembrar que há poucos anos a China era um dos países pobres do mundo, que foi ascendendo e hoje tornou-se umas das grandes potencias de crescimento financeiro . Portanto o que é hoje não é amanhã, mas devíamos ter mais atenção á história. Porque parece sempre que estamos a repetir os mesmos erros.
maresia a 14 de Março de 2011 às 16:48

Olá Maresia
Obrigado pelo teu comentário. O facto de não aprendermos, com a história deve-se ao facto, de não termos memória colectiva.

Tenho certeza de que a queda americana e irreversivel.Afirmo tambem que nao sera a europa que voltara a ocupar tal posiçao.Apesar de nao gostar,a China sera a nova lider mundial.
ivo leitzke a 16 de Março de 2011 às 19:44

Olá Ivo
Obrigado pelo teu comentário. Em relação a Europa discordo da tua opinião. Relativamente à China, não estou assim tão certo que venha a ser a nova potência dominadora. A China tem graves problemas internos, grandes assimetrias sociais entre as pessoas que vivem nas grandes metrópoles e os camponeses. A minha previsão é que brevemente a China poderá entrar em convulsão interna.

Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

13
15
17
19

20
22
24
26

27
29
31


Google Analytics

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

12 seguidores

pesquisar neste blog
 
TRANSLATE THIS BLOG
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
blogs SAPO