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Como resolver os conflitos geracionais no trabalho

por franciscofonseca, em 14.04.12

Atualmente existem quatro gerações diferentes em atividade no mundo do trabalho, cada uma delas com um ponto de vista muito próprio. A mesma situação pode parecer muito positiva para as pessoas de uma geração e muito negativa para as outras. Em regra, o nosso modo de ver o mundo é formado entre os 11 e os 14 anos de idade, quando desenvolvemos as primeiras ideias conceptuais; começamos a pensar como é o mundo, o que é importante e em quem devemos confiar.

Desta forma, chegamos ao mundo do trabalho com conclusões muito diferentes sobre se é possível confiar nas pessoas e nas autoridades, se o dinheiro é uma motivação válida, se estamos dispostos a adiar a conquista de benefícios ou se queremos tudo no momento.

Os conflitos mais comuns têm a ver com a perceção do tempo e, geralmente são motivadas pela tecnologia. Para as pessoas com mais idade, é importante estar fisicamente juntas no mesmo lugar e à mesma hora, enquanto os mais novos consideram perfeitamente normal trabalhar de maneira assíncrona. São somente perceções diferentes.

Os mais velhos, os tradicionalistas (maiores de 65), tendem a ser respeitosos com as hierarquias. Os boomers (50 a 65) são idealistas, mas também muito competitivos, porque viveram um momento em que a população cresceu rápido e, literalmente, não havia trabalho para todos. A geração X (30 a 49) não costuma confiar nas instituições, menos ainda nesta época de grande incerteza. Assim, tentam ser autossustentáveis e olhar por si mesmos. Quanto à geração Y (menores de 30 anos) tem vivido com o terrorismo, caracterizado por eventos aleatórios e inexplicáveis. Por isso tem a sensação de urgência de viver o presente.

A primeira forma para resolver conflitos geracionais, para quem lidera uma equipa multigeracional passa por aprender a contar até dez, ou seja, não pode tirar conclusões precipitadas quando alguém reage de certa forma.

O segredo é proporcionar um ambiente onde os mais jovens aprendam com os mais velhos, mas o contrário também é verdadeiro, os mais velhos também podem aprender com os mais jovens. Um dos grandes desafios das empresas e das organizações presentemente consiste em tirar os boomers dos postos de liderança e passar essa responsabilidade formal à geração X, mas está a ser muito difícil.

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publicado às 19:03


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